A AMI – Associão Movimento de Irmãos, é uma entidade sem fins lucrativos, e como tal, possui todas as formalizações legais, tais como Estatuto, Regimento Interno, CNPJ/MF, Alvará de Funcionamento, e Registro como Entidade Filantrópica com reconhecimento público Estadual e Municipal e está localizada no Município de Penha/SC. A Entidade vem prestando contas com a Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, INSS, FGTS, Alvará Municipal e Contabilidade.
Tudo começou assim...
Antes de 1987, existia um grupo de pessoas, em sua maioria encontristas do Movimento de Irmãos, que já se reuniam, confraternizavam e promoviam integrações entre eles e a cominidade, tendo a frente o Sr. Daniel Antônio Cardoso. Mas somente em 01/11/1987, que se reuniram em Assembléia Geral Extraordinária, na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais, para fundaram a AMIN – Associação Movimento de Irmãos de Navegantes e criaram o seu 1º Estatuto e elegeram a sua diretoria, oficialmente falando, onde o Presidente foi o Sr. Hélio Manoel Francisco.
Em 28/09/1996 é inaugurada a Sede Social e Esportiva da AMIN na Gestão do Sr Adenildo Correia, em cima de um terreno cedido pelo poder público municipal de Navegantes. Nove anos depois, a AMIN começou a perder força e desamimados, deixam o registro no 2º Livro de Atas, do dia 22/03/2001, a intenção de fechamento definitivo da associação, apos algumas reuniões extra-oficial e com a associação paralizada, sem nenhuma atividade e com o seu patrimônio em depreciação, alguns associados (guardiões do patrimônio), convocaram uma assembleia para o dia 09/10/2003, na sede do União Futebol Clube, onde se relembrou da história da AMIN. Joel João Francisco, membro da AMIN e um dos fundadores, deu o start para a imcorporação e transformação de AMIN para AMI, onde o objetivo era abrir para o grande grupo do MI atuante em 06 municípios, com 04 Áreas e mais de 20 paróquias.
...todo planejamento era aqui nesta mesa, em baixo do abacateiro...
...contava-se as horas para nos reunirmos...